5 dicas para um banho e tosa de excelência
É muito importante encontrar um tratador de cães qualificado e experiente. Aqui ficam 5 dicas para um banho e tosa de excelência!
1. Considere o tipo de pelo
É muito importante entender que para cada tipo de pelo existe uma maneira diferente de banhar, secar, escovar e, até mesmo, o produto certo a ser utilizado. Por isso, é fundamental saber analisar a estrutura do pelo e saber um pouco sobre cada animal que será tosado
2. Trabalhe com bons produtos
De nada adianta investir em bons profissionais, treinamentos constantes e não apostar em produtos de qualidade.
Na verdade, não só qualidade, mas saber usar tais produtos é de igual importância. Por exemplo, saber escolher a melhor sequência de produtos, de acordo com o estado e pelagem de um cão.
Sem dúvida, utilizar produtos de qualidade no banho, associado à uma boa escovação e finalização, com as etapas corretas de pré-banho, banho e embelezamento é que vai garantir um banho de excelência.
Por isso, é tão importante estudar os produtos que se utiliza.
3. Uso da Hidratação
Muitos donos de Pet Shop desconhecem, mas nem sempre é preciso recorrer a hidratação que, na verdade, deve ser cobrado como um serviço a parte no banho. Geralmente, a hidratação é um recurso utilizado apenas quando se precisa dar um up na pelagem do animal, ou melhorar o resultado da pelagem para a tosa.
Ela só deve fazer parte do banho quando isso for solicitado pelo cliente, ou quando se perceber a necessidade. E a hidratação só deve ser inserida após as duas demãos de shampoo e quando o cão estiver sem nó.
4. Cães mais trabalhosos
Algumas raças são mais difíceis para dar banho, seja pelo temperamento, seja tipo de pelagem.
Porém, é de extrema importância que a pele fique completamente seca, para evitar sérios problemas dermatológicos.
Vale ressaltar, também, a dificuldade com alguns cães com pelagens mais longas, como o Maltês, por exemplo, sendo preciso esfregar e secar corretamente, evitando causar nó e arrebentar o pelo.
5. Cuidado com os nós
E, claro, nenhum tutor vai gostar de receber de volta seu cão cheio de nós. É preciso retirar sempre os nós antes do procedimento e, só depois, utilizar os produtos corretos, mas com o devido conhecimento sobre os mesmos. E jamais usar o hidratante para retirar os nós. Ele deve só entrar no final do procedimento, para recuperação do pelo.
Se você achou este post útil, não deixe de me seguir no meu Instagram @alebrijespegroomingllc para mais dicas!